Base do Baú – “Jóia, Jóia” (1971)

16 Abr
Wilson Simonal de Castro

Wilson Simonal de Castro

Quando chegou o e-mail sobre o documentário “Simonal – Ninguém Sabe O Duro Que Dei“, pensei em um disco do Simonal para o “Base do Baú”. Considero “Se Dependesse de Mim” do ano seguinte uma obra perfeita. A serie “Alegria, Alegria” que durou de 67 a 69 é o malandro em estado bruto, pilantragem a serviço da boa música.

Jóia, Jóia” é um disco onde Wilson Simonal circula com maestria entre a bossa nova do começo da sua carreira e com o estilo “pilantra” que lhe estava rendendo bons frutos.

O disco abre dançando com “De Noite na Cama”. “Gemedeira” é só a comprovação de que ele era o maior cantor do Brasil, é um baião-jazz com arranjo de metais perfeito. “Impossível Acreditar Que Perdi Você” de Márcio Greyck  e Cobel, mostra que Simonal poderia cantar qualquer coisa em qualquer língua ou estilo musical, vem “Tristeza” e o samba assina em baixo.

A bossa nova rasgada “Tudo É Magnífico” é a prova de que ele era nosso equivalente a Isaac Hayes, Al Green, Marvin Gaye e outros monstros da música. A ponte musical de Simonal vai para o baião na faixa seguinte “Lampião Em Prosas e Versos”. “Garoa Diferente” do grande Tião Motorista abre caminho para uma das melhores sequências de três musicas da história, fora que a frase “a injeva dessa gente me persegue noite e dia”, ganha outro sentido hoje, sabendo um pouco mais da história.

“Você Abusou” de Antônio Carlos e Jocafi já é perfeita no original, imagina com ele. “Na Galha do Cajueiro”, bem, essa também é do Tião Motorista,e resume quase que tudo que foi Wilson Simonal. Pra terminar com chave de ouro “Fotografia” de Tom Jobim. A genealidade de Jobim, na voz negra dele, uma combinação marcante.

E isso tudo é só um pouco da obra de Wilson Simonal.

Anúncios

Uma resposta to “Base do Baú – “Jóia, Jóia” (1971)”

  1. SIDNEY NASCIMENTO 31/10/2009 às 16:39 #

    sem comentários, artista único. showman,interprete,cantor, deixou um enorme vazio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: