Base do Baú – “Quem é Quem” (1973)

14 Maio
João Donato de Oliveira Neto

João Donato de Oliveira Neto

João Donato nasceu em Rio Branco no Acre, e é certamente o mais baiano dos não baianos. Em 1973 lançou “Quem é Quem”, que muitos nem consideram seu melhor trabalho, a maioria prefere citar o lado psicodélico dele com “Bad Donato”, de 70, que é fácil, um disco alucinante (para não falar alucinógeno).

O grande mérito desse disco está na construção das canções, ele assumia os vocais pela primeira vez depois de se consagrar como um dos maiores instrumentistas do Brasil. O cuidado em casar a melodia do seu piano com sua voz frágil foi certeira.

Abre com “Chorou, Chorou”, o piano fender dá a base para cantar cheio de malemolência, que continua em “Terremoto”, as duas são de autoria dele com Paulo César Pinheiro. Na seqüência um dos mais belos arranjos da bossa nova “Amazonas (Keep Talking)” é uma instrumental que fala. “Fim De Sonho” vem com um Donato cheio de lamentações e que termina dizendo, “você vem e diz que já não quer / outro dia tão escuro agora como agente vê”, um verdadeiro esperançoso do amor.

“A Rã” tem sua versão mais graciosa, e que só mais tarde viria a ganhar letra de Caetano Veloso. “Ahiê” segue a linha bossa-jazz e tem o final com João mando seu recado para os amigos, conversa de beira de praia. “Cala Boca Menino” é groove até o ultimo fio de cabelo, suingue baiano de autoria de Dorival Caymmi, pra dançar e transar. Em “Nãna Das Águas” João segue no ritmo dançante. Donato tira o pé do acelerador, mas não da qualidade instrumental em “Me Deixa”.

“Até Quem Sabe?”, é simples e nem precisava ser mais do que isso. “Mentiras” ele canta Nana Caymmi, e termina com “Cadê Jodel?” parceria de João Donato com outro mestre samurai das melodias perfeitas, Marcos Valle. Paz!!!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: