Base do Baú – “Marku” (1973)

22 Maio
Marco Antonio Ribas

Marco Antonio Ribas

Tudo bem que Gilberto Gil é dono de imensa musicalidade. Na mesma proporção, Marku Ribas possui a voz mais suingada do mundo. Em 1973, ele lançou “Marku”, disco afro até a raiz, em que, de quebra, consegue brincar com sua voz com uma naturalidade conquistada por poucos, pelo menos com tal maestria. Pouca gente sabe, mas existe uma versão idêntica desse disco, que recebeu o nome “Underground”. Deve ser algum relançamento. Como colecionador de vinis, eu só conhecia a versão que levava o primeiro título.

Agora o roteiro da obra (viagem ao amor de ser descendente africano)

“Zamba Ben” entra pra abrir a pista e já levar todo mundo para dançar. A letra minimalista só comprova a certeza de que a voz, para Marku Ribas, é um instrumento musical do qual ele possui completo domínio (assim como Pepeu Gomes usa sua guitarra).  “5-30 Schoelcher” começa de forma clássica. Na época, era comum manter o patrão do mercado fonográfico, mas do meio para o fim, o que poderia ser mais uma interpretação da MPB ganha vida, com entrada da batida afro. Daí para a frente, esquece, Ribas quebra tudo.

“O adeus, segundo Maria” é a melhor amostra de que o samba é negro, do morro ou de qualquer lugar. A interpretação segue a linha de Simonal, mas não é difícil perceber uma certa influência no modo de cantar de Nelson Gonçalves. Será que Marku o ouvia nas radios, quando menino? Já “N´biri N´biri” é um black-bolero-afro.  E, em “Porto Seguro”, temos uma boa amostra do que ele deve ter ouvido na infância. Interpretação cheia de sentimento, pesada.

Quando entra “Patuguibê laô”, samba-groove-futebol-soul-macumba, vem a celebração. Tudo que mexa com os quadris, “pois hoje é dois de fevereiro / para felicidade minha”. “Madinina”, bem, essa é só perfeita. “Tira teima” segue a linha dos sambas de João Bosco.  Por fim, há “Matinic moins” e “Orange lady”, para começar a acender as luzes do salão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: