Filipeta do dia (especial) – Simples

6 Jun

simples

Em um mercado fonográfico esperto e inteligente a apresentação do grupo Simples, que acontece hoje aqui no Hole Club, seria motivo de festa. Mas como o mercado lá fora já está em crise, imagina no Brasil onde o rap ainda está sendo tratado como segundo plano?

Para quem não conhece, o Simples é formado por Stefanie, Kamau, Rick, Will e Diego. Cinco figuras com peculiaridades e importâncias distintas, que resolveram um dia unir forças para fazer algo diferente. “O Simples era a união de talentos que estavam até então escondidos do público”, explica Kamau em uma conversa por e-mail (a integra está mais abaixo).

Assistir o show do Simples é a oportunidade de ver artistas em sua melhor forma, Kamau, por exemplo, fez um dos melhores discos do ano passado “Non Ducor Duco”, e é certamente uma das figuras mais importantes na transformação do gênero. Stefanie, é a guerreira que escreve muito. DJ Will depois de colocar sonoridade de qualidade para D2 encara a vida solo, cheio de planos. Ainda tem Rick e Diego Beatbox no front de batalha.

Só pelos integrantes já seria um bom motivo, mas a música ajuda ainda mais o fato de ser obrigatório a presença. Hoje cada um segue um caminho, mas graças a idéia de DJ Marco, poderemos recortar os tempos da Central.

Bom saber que o Brasil já tem uma nova história no rap nacional que está sendo contada. Está aí, basta ver e ouvir.

Agora uma conversa com Kamau:

Groove Livre: O que motivou esse show com o Simples?

Kamau: Eu já estava com a idéia de fazer um show com o Simples, mas não tinha surgido a oportunidade certa. E o Marco veio com o convite há umas duas semanas e eu achei q essa era a melhor oportunidade. E todos concordamos.

GL: Vocês lançaram apenas um disco, pelo Plano Audio. O grupo é um projeto paralelo de seus integrantes ou os integrantes seguiram projetos paralelos?

K :Desde o começo o Simples era o principal pra todos, mas eu já tinha encaminhado minha carreira solo e sempre disse a todos os integrantes que continuassem com a parada e eu seria apenas uma espécie de membro honorário.

GL: Você começou bem antes, mas os outros integrantes ganharam destaque maior (Rick e Will) ou ficaram conhecidos (Stefanie e Diego) depois do disco “Escuta Aí”, certo?

K :Exatamente… Todos tinham um começo no rap mas tudo se encaminhou depois do Simples.

GL: Fiquei pensando no post que você fez no twitter falando do show do Blackstar e do show do Simples, achei sensacional, pois você fez a ligação de projetos onde cada um tem uma importância forte no conjunto. Assim como Talib e Mos Def conseguem respeito individual fora da dupla o Simples também busca esse respeito?

K :O Talib e o Mos sempre foram artistas individuais e calhou de eles unirem forças pra  fazer um dos melhores discos da história.

O Simples era a união de talentos que estavam até então escondidos do público. Cada um tem potencial pra fazer uma carreira solo se esse for o foco e se tivermos a oportunidade e orientação corretas. Os shows solo da Stefanie são prova disso.

GL: Faltam mais projetos como esse no rap nacional? E se não falta coragem e/ou idéias o que falta então?

K :Falta muita coisa. Principalmente alguém nos bastidores pra organizar o escoamento da música até os ouvintes.

GL: Existe alguma possibilidade de um registro desse show? DVD ou CD ou qualquer midia existente?

K :Talvez algum amigo grave o show, mas sem pretensão maior de lançar algo.

GL: No repertório só vai ter Simples, ou vai ter Kamau, Stefanie e cia?

K :Coisas solo da Stefanie e do Rick.

GL: Tem coisa nova do Simples?

K :Não ainda. Mas queremos fazer algo (não um disco ainda)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: