Ceu – Vagarosa

7 Jul
Maria Céu

Maria Céu

Chegou o aguardado segundo disco da cantora Céu, “Vagarosa”. Para felicidade de quem esperou, o trabalho corresponde às expectativas.

Ele chega em meio à crise de criatividade que domina a atual música brasileira, repetindo a mesma formula e o mesmo repertório com as cantoras que circulam pelos bairros paulistanos. Tranquilamente é um dos melhores do ano.

Um faixa que exemplifica muito bem isso é “Rosa Menina Rosa”, de Jorge Ben, com participação dos Los Sebozos Postizos. Ceu poderia muito bem convidar qualquer artista que está no topo da onda para gravar, assim como Maria Rita faz ao chamar sempre os mesmos para seus discos e só se envolve com o fator celebridade. A filha do mito gravou com o Rappa, então da mesma gravadora (por afinidades musicais e mercadológicas, logicamente).

Los Sebozos tocava Jorge Ben em dub muito antes de Wilson Simoninha gravar um DVD chato e previsível só tocando Jorge. Quem conhece a obra e sabe o valor de cada frase do poeta Salve Simpatia sabe que Racionais e Los Sebozos são os melhores intérpretes da fase de ouro do “Força Bruta”.

Céu canta muito e não adota a postura hippie moderninha de butique, pelo menos não de forma “fake”. A herdeira de Elis Regina, por exemplo, é um produto bem inferior, que vive em função de uma formula criada para 70% das cantoras desse nicho da musica brasileira.

Mais um exemplo. “Vira Lata” tem participação de Luiz Melodia e é um samba de verdade. E, o que é melhor, novo. Escrita pela própria Céu, a música foge do tradicionalismo que impera entre as “novas cantoras” da MPB. Que certamente regravariam as mesmas músicas de Chico Buarque, Cartola, Edu Lobo ou fariam aquela versão moderna de Caetano. Em resumo, mais do mesmo.

Ceu reúne, além de Los Sebozos, Dub, 4h20, Jorge, DJ Marco, Luiz Melodia, Beto Vilares, Fernando Catatau, Gustavo Lenza, Gui Amabis e samba verdadeiramente moderno e de cor negra…

Discaço, melhor que o primeiro.

Anúncios

3 Respostas to “Ceu – Vagarosa”

  1. Moreno Bastos 08/07/2009 às 1:02 #

    “Comadi” é rockenrol!!!Dos bons!

  2. ingrid gomes 29/09/2010 às 14:45 #

    bom primeiramente parabens pela materia esta otima.
    olha eu gostaria que vcs escutacem as musicas que vou colucar no you tube são boas ñ é minha ñ, é do meu amigo kleber e okara faz musicas alias faz rap muito bons e aoraria que vcs escutacem bem ñ custa nada o nome é(konfusotico)escutem é muito bom falow!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Groove de 2009 « - 31/12/2009

    […] Brasil, que colocou na praça uma bela amostra de seu trabalho, mas foi pra Inglaterra. A cantora Céu apresentou um disco melhor que o de estréia, e Lucas Santtana mostrou por que é um dos artistas mais inteligentes dessa geração com “Sem […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: