Revista da Hora

30 Jul

ElbaRamalho

Elba Ramalho comemora três décadas de sucesso

(por Sergio Carvalho)

Elba Ramalho completa 30 anos de bons serviços prestados à música brasileira. Para comemorar, a gravadora Universal coloca no mercado quatro discos da década de 80 (veja a relação abaixo) que são essenciais para entender a história de um dos grandes sucessos da MPB.

A fase coincide com o melhor momento da cantora, que foi da Paraíba para o Rio com a bênção de Chico Buarque. Em 1978, ele a convidou para interpretar um de seus maiores sucessos, “O Meu Amor”, com Marieta Severo. Um ano antes do primeiro disco de Elba.

O primeiro álbum, de 1982, apresentou a cantora. O mercado fonográfico ainda era dirigido por músicos. Por isso, havia muito cuidado com a escolha dos instrumentistas para a gravação. Simplesmente, nomes como Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Jackson do Pandeiro participaram do trabalho.

Nos anos seguintes, Elba se consagrou: retomou a parceria com Chico, fez novos amigos, como Ivan Lins, e gravou composições de Gilberto Gil e Luiz Gonzaga. Abriu caminho para o popular que viria depois. Se não fosse por sua trajetória, provavelmente, Joelma, do Calypso, não seria metade do que é.

Relançamentos

“Alegria” (1982)

Este disco colocou a cantora definitivamente no mercado. Seus primeiros sucessos estão aqui, como “Amor com Café” e “Bate Coração”

“Coração Brasileiro” (1983)

A paraibana se consagrou de vez com este álbum, que conta com a participação de Chico Buarque. Destaque pra “Banho de Cheiro”

“Do Jeito que a Gente Gosta” (1984)

Elba já era uma das maiores estrelas da música brasileira e, aqui, começou a ser tratada também como símbolo sexual, mesmo não concordando

“Fogo na Mistura” (1985)

O Brasil brigava pelas Diretas-Já, e a cantora também partiu para a luta prova disso é a capa verde-amarelo do disco. Destaque para o sucesso “De Volta pro Aconchego”

(Revista da Hora, 12 de julho de 2009)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: