O Chororô do Cabal

22 Set

resized_CABAL_50

Em uma enorme entrevista, Cabal falou para o Central Hip Hop. Um bate-papo interessante, um pouco longo demais pro meu gosto, mas interessante. Uma das melhores partes é quando Cabal fala sobre o “boicote” (sic) da mídia alternativa a ele e critica esse novo momento do gênero, relacionado a uma rapaziada que começa a aparecer mais do que ele mesmo no meio do rap nacional.

“Sim, a mídia alternativa e a mídia, de uma maneira geral, desprezam o Rap pop (…) Eu acho que, se falassem da ‘nossa cena’, ela cresceria mais e o Rap cresceria junto, abrindo portas inclusive pro Rap alternativo”

Agora olha quem faz parte da “cena”.

“Eu nunca vejo entrevistas com Bomba, Jacksom, Thaide, SevenLox, Don L, Souldarua, Tulio Dek entre outros artistas que fazem um Rap mais pop, por quê?”

Depois Cabal critica a TV Cultura e o programa “Manos e Minas”, apresentado por Thaide, que, segundo ele mesmo, faz parte da “cena”.

“Pensem comigo, o ‘Manos e Minas’ é o único programa de Rap na TV brasileira, na Cultura, que deveria abrir espaço pra todos os estilos de Rap, então porque só vão artistas de Rap alternativo? É uma panela e como eu falo na música ‘Sem Drama’, tenho planos e rimas, mas eu não sou amigo de quem tá lá em cima, alô, direção da TV Cultura, essa situação tá ficando ridícula”.

Scooter Smiff, com 13 anos certamente faz uma rima melhor do que essa.

Cabal não deveria se preocupar em aparecer na mídia alternativa ou na grande, deveria se preocupar em fazer um bom trabalho, só isso. Além do mais ele foi contratado em 2006 para lançar um disco pela toda poderosa Universal e não conseguiu nem fazer um pouco de sucesso ou conquistar o mínimo de espaço.

Imaginem que nesse período as grandes gravadoras já estavam em crise e não queriam investir em ninguém no Rap para correr riscos. Nomes como Racionais, Rappin Hood, Marcelo D2  já estavam consolidados  em seu próprio mercado. As gravadoras queriam algo novo.

Restava, então, investir em alguém com potencial comercial, veio a idéia de pegar Cabal, pois ele tinha se saído bem no Motiro, com a descartável “Senhorita”. Por que não fazer um estilo 50 Cent com esse garoto que gosta de fazer cara de mal?  Veio o disco “Prova Cabal”, um fiasco. Até tinha gente boa na produção, mas o resultado final foi um desastre. Novamente o Rap não conseguiu entrar no mercado, e o mercado errou novamente na escolha.

Não existe isso de rap pop ou rap alternativo, até deveria existir, mas dizer que gente como Cabal representa o rap pop é não dar uma chance do rap pop ser bom. Imaginem que, na gringa, o rap pop é feito por gente como Jay-Z, que está antenado com o que acontece no mundo. Como Kamau. E Cabal? Está falando sobre o que? Sobre o porquê dele não aparecer na mídia alternativa. Pelo menos D2 gosta de falar que tem algo a dizer, nem isso Cabal tem pra dizer.

Anúncios

30 Respostas to “O Chororô do Cabal”

  1. Cadu 22/09/2009 às 10:32 #

    tulio dek faz rap????? KKKKKKKKKK…..

  2. Diego 157 22/09/2009 às 11:20 #

    Boa!

  3. Vinicius 22/09/2009 às 11:22 #

    Não acompanho a cena do rap tão próximamente, mas o Cabal realmente entrou pro meio a fim de tentar encontrar um nicho de mercado. E mesmo sendo branco e com grana, tem gente com essas características que representa melhor que ele, como o De Leve. Agora, se ele reclama da separação rap pop vs alternativos por que não tenta promover uma ponte chamando os caras pra sua balada na Vila Olímpia?

  4. Felipe Eduardo 22/09/2009 às 11:33 #

    “Não existe isso de rap pop ou rap alternativo, até deveria existir, mas dizer que gente como Cabal representa o rap pop é não dar uma chance do rap pop ser bom…”

    Tulio Dek? Bomba?Cabal? Alguém consegue explicar para eles o que é Rap?

  5. de lima 22/09/2009 às 11:39 #

    cabal já esqueceu o sapeca iá-iá que o marechal deu nele uns anos atrás. acordou agora e tá a fim de tumultuar, aparecer pela exceção ridícula que é.

    claro que tem panela nos quatro cantos da música brasileira. começou lá atrás, com a máfia do dendê, talvez antes com a bossa nova, talvez antes ainda com a jovem guarda, ou mais cedo com os cantadores de serestas… ou até com música na corte da princesa isabel.

    mas ficar latindo não é a melhor solução.

    chico buarque já dizia: “vai trabalhar, vagabundo / vai trabalhar, criatura”

    aquele [abraço]

  6. Dj Wallace 22/09/2009 às 11:40 #

    Manda ele procurar o Faustão!!!!!!
    chora senhorita….

  7. arthur dantas 22/09/2009 às 11:42 #

    Muito bom! Esse cara é um aloprado, nunca vi igual, só mija pra fora da privada.

  8. We 22/09/2009 às 11:51 #

    Caceta, o Cabal não fazia a voz do Dogão (“é mau/ Uôu, uôu, uôu/ Ripiô, ripiêi)? O cara é um comédia, no pior sentido da expressão, e ponto.

  9. PelenighT 22/09/2009 às 11:52 #

    desprezível, alguém liga pra ele e diz que a caminhada pra quem sempre correu, é mais difícil!

  10. nego do peri 22/09/2009 às 19:23 #

    entao eu queria por favor que os jornalistas do site tivessem mais coerencia nas ideias e se for pra fazer reportagens com pessoas que vocês nao gostam nao façam certo. no desbaratino ai voceis meteu o pau no bomba no jackson no thaide no don l vai devagar no odio guardem pra vocês certo. eu sou da familia sp funk ta ligado e fiquei mordido com certas ideias de voceis e ja que voceis sao do rap memo ate porque eu aposto que começaram esses dias ou sao meio que aqueles classe media porque so fazem entrevista com o emicida e o kamau .poque nao procuram trabalhar com a essencia do rap o facçao o realidade cruel o dmn,o naldinho merecem respeito tambem e sao a favela certo ouçam todos e nao critique ninguem deixa o povo escolher isso se nao mudem o nome do site para meus amigos undegrounds é isso

  11. Thiago Anthony 23/09/2009 às 11:46 #

    Ai o Nego do peri falo tudo em, porra deixa quem gosta escolher, só porque vcs donos do rap não curtem um tipo de som, os caras tem que se aposenta??? por que? ae se o Rap pop ou pista sei la, não faz bem pra uma comunidade também não faz mal ta ligado, deixa rola ate onde eu sei o mundo é livre mano cada um é cada um, ninguém é obrigado a pensar igual a vc, essa materia foi feita com odio memo, vai la tomar um suquinho de Maracujá e pega leve mano se acalma ae!

  12. de lima 23/09/2009 às 12:23 #

    democracia!

    eu não retiro uma linha do que eu escrevi.

    salve a Estado Democrático de Direito.

    abraço

  13. http://twitter.com/falandoemrap 23/09/2009 às 13:39 #

    O engraçado é que o Cabal não poupou ninguém e agora tá cheio de advogado.
    Digam pra ele que cada faz o que quer, talvez assim na próxima ele não provoca ninguém.
    Cada um faz o que quer, eu quero demonstrar minha opnião

    Paz

  14. Moreno Bastos 24/09/2009 às 0:41 #

    Boa discussão. O Groovelivre é pioneiro até nisso. Quem disse que todo rap é bom? Aprendam com as críticas, elas ajudam a melhorar o indivíduo, a comunidade, todo mundo…

  15. nego do peri 24/09/2009 às 1:43 #

    ai tio democracia e voce falar o que pensa sua opiniao nao querer rebaixar os outros isso tem outro nome ta ligado. inveja .porque quem odeia demais é porque ama ou tem insegurança principalmente quando o cara nao fez nada contra voce a insegurança que ele tome seu espaço te deixa sensivel a ponto de critica-lo ate quem nao te fez nenhum mal. mais ai é como eu falei hj a noite na quebrada. deixaram os plaboys ser nossos representantes na midia nos sites e é nisso que da falta de respeito porque palboy nao respeita mesmo ele se esconde atras do pc. favelado que é favelado respeita qualquer hum e vai pelo proceder do cara no dia a dia ja falei e repito mudem o nome do dite para meus amigos undegrounds fica mais bonito

  16. de lima 24/09/2009 às 12:43 #

    falou em democracia, as pessoas tremem. não importa se é rico ou pobre, favelado ou playboy. dono de banco ou varredor de rua…

    e tava demorando pra entrar nessa história: “playboy x favelado”. ninguém tá falando aqui de classe social. pensei que o assunto fosse música. não especificamente o rap.

    ninguém é dono de nada, ninguém é dono de movimento nenhum, nem fred hampton jr. (que é obrigação saber quem foi) era dono dos ‘pantera negras’. nem buda é dono do oriente, nem o dunga é dono da seleção… hahahaha.

    relaxa ai que ainda bem que as pessoas não pensam igual. já pensou todo mundo escutando as mesmas coisas, conversando os mesmos papos, falando as mesmas bobagens? pois é…

    eu tenho inveja dos ignorantes, isso sim. como diria raul seixas: “uma pena eu não ser burro, porque assim eu não sofreria tanto”. nem burras as pessoas são, não existe burro, inteligente, chucro, existe a vida e é ela que interessa.

    o [meu] movimento é outro.

    aquele[abraço], de quem não sabe nada sobre o rap e seus donos. desculpe tocar no assunto.

    e eu que pensei que discutir futebol era o ponto mais babaca do fanatismo que uma pessoa pode chegar. acho que tá errado mesmo.

    são só opiniões. pontos de vista.

  17. Fernando 27/09/2009 às 19:34 #

    Dahora man, Concordo Contigo. Isso é Inveja do Emicida, Kamau e compania Limitada!

  18. Mari 02/10/2009 às 15:33 #

    e tem essa de rap pop , rap alternativo? o rap é o rap e ponto.

  19. Zé Paulo 13/10/2009 às 22:06 #

    da galera nova gosto muito do Potente Durâmen, o maluco rima muito, um dos mais inteligentes do rap nacional, o tio é lá do Rio

    http://www.potenteduramen.com

  20. TIMEPRO 06/11/2009 às 12:02 #

    Eu sei que se vocês ouvirem algumas música do Cabal… Vai sair catarolando sem querer, por mais que você tente não gostar, a música é boa!, é por não gostar dele que faz você ficar nervosinho, mas quanto menos você gosta mais a música pega, continue assim, se esforçando pra não ouvir, porque se ouvir é PROHIPHOP

  21. Rapper Bas 09/12/2009 às 16:12 #

    A PARADA É O SEGUINTE CABAL NAUM ESTOROU AINDA ? NUSS FICO SURPRESO ENTÃO SE LIGA
    SEM QUERER DESMERECER OS MAIS VELHOS
    CABAL É A NOVA ESCOLA TIO
    ADMIRO A VELHA ESCOLA MAIS A JUVENTUDE HJ EM DIA CURTI CABAL ,
    PLAY BOY CURTI ? FODAS A FAVELA LEVANTA A MAO E DANÇA AO SOM DO CABAL , OS MAIS VELHOS FICAM PUTO EM VE O RAP NACIONAL CADA VEZ MAIS PARECIDO COM O DOS EUA MAIS AI GALERA É RAP POWW

    SERIA LEGAL SE A VELHA ESCOLA UNISSE A NOVA
    E PARECEM COM ESSE PAPO DE FAVELA CONTRA PLAY BOY
    PQ A FAVELA TEEEM KI SORRIR E SE PA É NO RAP TBM KI ELA VAI SORRIR VAI OUVI MUSICA DE BOA QUALIDADE
    AXOO KI TEM KI EXISTE SIM O RAP DE FAVELA FALANDO SOBRE A REALIDADE
    MAIS TBM TEM KI EXISTE O RAP KI FAZ AGENTE RI E SABER KI A VIDA TA AI TEMO KI APROVEITA
    EU PARTICULAMENTE CURTO OS DOIS TIPOS DE RAP VELHA ESCOLA E NOVA ESCOLA
    RAP POP PRA MIM NAUM EXISTE SIMPLISMENTE É A NOVA ESCOLA KI SE AINDA NAUM TOMO SEU ESPAÇO VAI TOMAR CONCERTEZA ENTÃO AGUARDEM PQ A QUAL QUER MOMENTO NOVA ESCOLA NO TOPO
    E FINALMENTE COLOCARA O RAP NO TOPO DA MUSICA BRASILEIRA PQ APESAR DE SER LA FORA AKI DEN TRO NAUM É VALORIZADA COMO SE DEEVERIA

  22. nino 04/01/2010 às 12:38 #

    como diria parteum ( vamos renovar )
    éssa é a ideia ,tem gente que acha que faze rap
    ou musica boa , é arrancar dinheiro da carteira,
    paga com brilhante nos video..bom askaskak
    bom é o que não sai da boca do cabal

  23. xOrtsaCx 12/03/2010 às 14:37 #

    Vocês que criticam o Cabal dessa forma não passam de uns preconceituosos… O que é o rap pra vocês? A música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante ao som. O estilo do Cabal não é melhor nem pior do que o de ninguém, é apenas diferente. Ele não nasceu numa favela e nem conviveu com a realidade das ruas de perto,então ele náo pode cantar “eu não pedi pra nascer”! E se o Cabal não agrada vocês, pra que ficar falando mal dele??? O nome disso é discriminação, e o hiphop tenta a todo custo acabar com qualquer tipo de preconceito. Vocês sabem o que é “mente aberta”??? Sabem o que quer dizer “conviver com as diferenças”??? Se vocês gostassem mesmo de rap não postariam esse monte de babaquisse, influenciando outras pessoas a ter o mesmo ponto de vista ridículo de vocês…

    Tá falado!!!

  24. Mc 23/03/2010 às 2:53 #

    Quem fazia Dogão era o Suave.!
    e quem acompanha REALMENTE de perto, sabe qe o Cabal é um ótimo profissional, um Rapper foda, e o unico qe está lutando, e fazendo a Cena realmente crescer.. a realidade é Essa.!

  25. Rafael 04/06/2010 às 0:52 #

    Sinceramente acomanho de perto desde mlk a cena do hip hop.
    Apesar de não gostar muito do estilo de rap feito por tulio Dek respeito o trampo dele por que acho que a mensagem principal do rap é a justiça o protesto e a humildade e até onde vi o som do tulio dek carrega humildade acima de tudo.
    Ouvi até um som que ele fez com o Thaide o nome do som é ” sem preconceito” que fala sobre isso.
    Agora falando de Cabal Cade a humildade na sua musica filho, rap não e sobre ibope e dinheiro não você ofende o rap nacional com seus sons sem alma, senta na sua cama e ouve um pouco de
    Racionais de Pepeu até de Thaide e aprende com os antigos, e depois escuta Emicida Kamau Shawlin e reflete sobre na situação que vc coloca o rap nacional.

  26. Eduardo Miguel 13/07/2010 às 2:35 #

    esse otario paga direitos autorais das musicas q ele diz remixar?
    nao acompanho rap, nao eh minha onda, mas ele simplesmente acabou com uma musica do lil wayne, lollipop…zuou mesmo a parada

    to pesquisando aqui se foram registrados os direitos autorais, pq se nao foram faco questao de denunciar um bosta desses que fica querendo gozar com o pau dos outros. nao consegue criar nada q presta e dai tem q plagiar coisa alheia pra fazer sucesso

    paga pau do caralho, manezao e quer vir botar panca de malokero,,,vsf

  27. PRIMO ZEN 15/09/2010 às 10:11 #

    POCHA QUE TRISTE É SABER QUE AINDA ESTÃO BATENDO NESSA MESMA TECLA DE QUEM FALA DA FAVELA OU DOS PLAYBOY CARAMBA ATÉ QUANDO MERMÃO OS PRÓPRIOS CARAS QUE CANTAM O TAL DO SEM PRECONCEITO SÃO OS PRIMEIROS A PRATICAR O MESMO, ENTÃO VAI ENTENDER. SOU DE FORTALEZA CEARÁ ESTOU A 6 ANOS NA MUSICA GOSTO DE TRATAR O RAP COMO MUSICA EU FAÇO DÊS DO SAMBA COM RAP RAGGAETOON COM RAP DANCE COM RAP BAIÃO COM RAP ROCK COM RAP E VOU SEGUINDO MEUS CHAPAS GOSTO DE COSTA A COSTA, RACIONAIS, D2, ZECA PAGODINHO, RIACHÃO, SEU JORGE, MERMÃO EU GOSTO DE TUDO TA LIGADO PRA VOCÊ TA NESSE MEIO TEM QUE SACAR DE TUDO PARCEIRO CABAL É BOM SEVEN LOX É BOM DZ6 É BOM JA CHEGA DE CANTAR TRAGEDIA TRISTEZA DEPRESSÃO DIZER QUE TA PUTO COM SISTEMA ESQUECE ISSO MEU CHAPA ENQUANTO VOCÊ PERDE TEMPO PENSANDO DE MAIS NISSO O TEMPO PASSA E VOCÊ NÃO FEZ NADA. ENTÃO GOSTO DO QUE É BOM E SEI QUE VARIOS NÃO VÃO CONCORDAR COM QUE EU FALEI. LEMBREM-SE NO MELHOR LUGAR SÓ VAI TER LUGAR PRO MELHOR ENTÃO DEIXA CADA UM FAZER O SEU TRAMPO E OS RESPEITEM, UM DIA IREMOS PRECISAR DAQUELES QUE MENOS IMAGIVANAMOS. PARCEIRO, ME LEMBRO QUE O MESMO CARA QUE RIA DA MINHA CARA QUANDO EU GRAVAVA NO ESTUDIO FOI O MESMO QUE PEDIU PRA EU MASTERIZAR E MIXAR A VOZ DA FILHA DELE TA LIGADO ENTÃO VAMO SE PREOCUPAR MENOS COM COISAS BANAIS E VAMOS FORTIFICAR ANTES QUE SE PARTA E NÃO TENHA MAIS JEITO.
    ABRAÇOS FIQUEM NA PAZ E MUITA SAÚDE PRA TODOS E MUITA LUTA E CONQUISTAS PRA TODOS.
    acessem nosso trampo abaixo.
    http://www.myspace.com/solutuslivres
    http://solutuslivres.musicblog.com.br/

  28. EMOCIDA 26/11/2010 às 13:51 #

    Vcs são uma piada, seguidores do undergroud de merda, fala fala e não chega a lugar nenhum, ouvir dizer que Rap é musica de protesto, e principalmente, os ”RAPPERS” lutam a todo custo contra todo tipo de preconceito, será mesmo ? onde está o respeito pelas decisões alheias?? Será que o unico Rap que presta é o de vcs ? Nunca consegui ouvir a mixtape do EMOCIDA ate o fim, por que será ? Acho que da antiga escola vcs nao erdarão nada, por que nao sabem nem protestar, se soubessem fariam um trabalho melhor do que o dele, ao inves de ficar gastando tempo escondido atras de um pc falando mal. Burros invejosos, musica é musica e vcs nao são donos nem de suas almas quando mais do rap ou da rua kkkk.

  29. Will 07/09/2011 às 3:49 #

    Muito fóda a matéria…Nem vou fica flando do coitado do cabal aqui, se não vou passar semanas aqui…Para o CABAL eu só tenho uma nota “DÓ” kk’

  30. NOÍZPORNÓIZ 02/01/2012 às 21:03 #

    Caralho, vocês que ainda falam mal do c4bal são um cuzão memo! Ele representa muito no RAP nacional! e não tem essa de que o RAP pra faleva é o verdadeiro rap e pra você que não sabe, existe a nova e a velha escola do RAP, racionais é a velha escola, c4bal é a nova escola! Cada um sabe de cada qual! eu, particularmente, curta as duas fases do RAP, não jugo e nem critico nenhum rapper e nenhum MC. Ateção molecada, mente aberta, foco no coletivo, sem julgamento e nem preconceito. Tem espaço pra todo mundo!

    Valeu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: