10 anos sem Plínio

19 Nov

10 anos sem Plínio

Por: Otavio Valle

O teatro não é um território comum aqui no Groove Livre. Mas se houve um dramaturgo que traduziu nos palcos a linguagem da rua e das manifestações populares o nome dele é Plínio Marcos.

Neste dia 19 de novembro faz 10 anos que o artista paulista morreu. Plínio era uma cara simples, “da massa”, tanto que morava num pequeno apartamento do Copan, que o Serjão Carvalho, nos seus tempos de Correio Popular de Campinas, teve o prazer de fotográfa-lo junto de uma das janelas do apê.

Avesso à badalações, ele levou para os palcos, TV e cinema o mundo das ruas. Junto do dramaturgo Augusto Boal, criador do “Teatro do Oprimido”, Plínio Marcos criou um teatro que refletia os problemas e experiências de vida das pessoas comuns. Dentre as suas obras, vale o destaque para a famosa “Dois Perdidos numa Noite Suja”, que estreou em 1966, no Bar Ponto de Encontro. Ela é uma boa tradução do que criou o dramaturgo.

A peça narra a tragicômica história de Tonho e Paco, dois anti-heróis do submundo urbano, que são jogados pela sociedade à marginalidade. Outro trabalho interessante, que mostra o recorte social de sua obra é “Mancha Roxa”, peça que desvelou o problema da AIDS através do cotidiano de uma cela de uma cadeia feminina.

Plínio era um cara espirituoso, brincalhão e não perdia uma piada. Também o fotografei várias vezes entre os anos de 1992 a 1999. Numa entrevista, no ano de 1996, a repórter que eu acompanhava perguntou à ele: “Plínio, por que você anda sempre com esta cruz na mão?”. Sem perder os respeito e muito menos a piada, o dramaturgo respondeu para a jovem entrevistadora: “É pra botar no cu de curioso!”.

Uma dica bacana é o site oficial do Plinio (www.pliniomarcos.com), que é bem completinho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: